[Resenha] Guia definitivo, Percy Jackson e os Olimpianos #Extra - Rick Riordan

04:20

Nome: Guia definitivo
Autor (a): Rick Riordan
Nº de páginas: 148

Série: Percy Jackson e os Olimpianos #Extra

Vida de semideus não é fácil. Combater monstros, decifrar profecias e lançar-se em perigosas jornadas para salvar o mundo são tarefas rotineiras, e um herói não pode vacilar. Percy Jackson que o diga. O filho de Poseidon liderou as mais importantes missões de meios-sangues dos últimos tempos, e tudo o que ele aprendeu está neste guia - informações sobre deuses, espíritos, monstros e lugares mitológicos que todo herói precisa saber de cor. Afinal, nunca se sabe quando o mundo estará novamente em perigo.














   Quem acompanha o blog sabe o quanto eu gosto dessa série. Definitivamente, Percy Jackson estará na minha cabeceira até o fim dos meus dias, ao lado de livros como Harry Potter, A seleção e Jogos Vorazes. Afinal, cada uma dessas história me conquistaram por motivos diferentes. Mas falemos um pouco sobre Guia Definitivo.

   Neste outro exemplar extra da série Percy Jackson e os Olimpianos, Riordan traz para os leitores (e fãs) um guia sobre tudo o que é falado ao longo da série. Monstros, Deuses e Profecias. Mas também possui trechos que narram como é a vida no acampamento. Possui também trechos dos cinco livros e materiais exclusivos como: o boletim de Percy no colégio, mapa do acampamento, uma foto dos chalés, a grade de atividades de Percy no acampamento, um teste para você descobrir quem é seu pai ou mãe olimpiano, também tem um trecho que conta (em resumo) o que foi a prisão de Alcatraz (que é citada em A batalha do labirinto, e eu achei bem interessante), uma foto da oficina de Dédalo e um mapa do mundo inferior.

   O livro é dividido em seções, e cada uma delas fala de assunto específico. São oito seções ao todo: Percy jackson, A vida no campamento, Deuses e espíritos, Bestiário de Percy Jackson, O labirinto, O mundo inferior, O paiol dos deuses e Compêndio.

    Percy Jackson conta os motivos de algumas das expulsões de Percy. Também conta um pouco sobre Sally, mãe de Percy, essa parte do livro eu achei legal pois mostra, resumidamente, como foi que a mãe de Percy conheceu Poseidon. 

   A vida no acampamento mostra, resumidamente, a história de Teseu e o minotauro. Dez sinais de que talvez você seja um semideus é um tipo de teste, de acordo com a quantidade de vezes que o leitor confirma as alternativas mostradas é mostrado as chances de ele ser um semideus ou não. Também fala sobre os campistas, tanto os que mais participam da história, como Annabeth e Clarice, como também os sátiros, ciclopes, Argos, as náiades e as dríades. Também tem um teste para você detectar um sátiro em sua vida.

   Deuses e espíritos conta, em resumo, a história de Cronos, a de Zeus e seus irmãos, fala sobre os outros filhos dos deuses. Sobre os deuses Olimpianos (cada um deles é descrito detalhadamente). Também possui o Guia de Quíron sobre quem é quem na mitologia grega, nele é explicado as características marcantes dos deuses e como eles são agora e como eles eram antes. Também fala sobre os deuses menores e os espíritos (Ninfas, Cárites, Musas...). Sobre os deuses do mar: Nereu, Proteu e Tritão. Sobre Estige, Nyx e Adônis.

   Bestiário de Percy Jackson fala sobre as bestas e os monstros que aparecem na série, tais como: Agrios e Oreios, os cães infernais, Caríbidis, Campe, Cérbero, Empousai, gigantes lestrigões e muitos outros.

   O labirinto como o nome já diz, fala mais sobre o labirinto de Dédalo. O homem de dois rostos, uma história sobre a prisão de Alcatraz, entre outras coisas.

   O mundo inferior conta mais detalhadamente sobre o reino de Hades. Essa seção possui um mapa do mundo inferior, um passeio guiado por Nico Di Angelo. Sobre o Tártaro e Tântalo.

   O paiol dos deuses conta sobre alguns dos artefatos como: Aegis, Anaklusmos e as bigas. Também fala sobre os dracmas, dentes de dragão, fogo grego, mordecostas, entre outros. Sobre os Autômatos.

   Compêndio a seção que encerra o livro conta um pouco sobre os mortais que conseguem ver através da névoa, Pã, Hiperíon, Prometeu, Atlas, Polifemo e Morfeu.

   O livro é simplesmente incrível. Possui fotos não só da arte original, como também as que podemos encontrar em livros de história e sobre mitologia. A riqueza de detalhes que apenas o Tio Rick seria capaz de colocar em um livro está bastante presente. É uma leitura rápida, já que possui poucas páginas, mas ainda assim é uma leitura bem interessante. Principalmente para quem é fã da série.

   Eu não recomendo esse livro para quem não leu todos os da série, pois pode conter alguns spoilers sobre as histórias.

Avaliação: 

You Might Also Like

1 comentários