[Resenha] O capítulo do Julian, Extraordinário #Extra - R J Palacio

07:20

Nome: O capítulo do Julian
Autor (a): R J Palacio
Nº de páginas: 96
Série: Extraordinário #Extra


O capítulo que você queria ler em Extraordinário
Mais de 1 milhão de leitores já se encantaram com Extraordinário e a bela história de Auggie Pullman – um garotinho de feições incomuns que tem pela frente uma difícil missão: convencer as pessoas de que, apesar da aparência, é uma criança igual a qualquer outra.
Agora todos terão a chance de saber o que se passa na cabeça do personagem mais controverso do romance: Julian, o menino que lidera a cruzada de bullying contra Auggie. Por que Julian trata Auggie tão mal? Será que ele pode ser perdoado?
Em O capítulo do Julian R. J. Palacio faz uma comovente incursão no mundo de uma criança que tem o coração muito maior do que seus atos de bullying e crueldade podem fazer mostrar, mas precisa de ajuda para enxergar isso.







Eu adorei saber que a autora escreveu esse livro. Pois, eu realmente fiquei curiosa em relação ao Julian. Para os que não leram Extraordinário, não se preocupem, não darei nenhum spoiler nessa resenha.

Julian era um menino popular antes de Auggie chegar em sua escola. Como é um garoto sensível e com problemas de ansiedade, ao ver Auggie ele ficou... perturbado. Sua mãe, por outro lado, ficou indignada com o diretor do colégio por permitir que Auggie entrasse na escola. Ela acha que as crianças não estão "preparadas" para lidar com o tipo de deformação que o Auggie tem.

Julian, então começa a fazer piadas e brincadeiras de mal gosto com Auggie - O famoso bullying. A situação toma proporções tão grandes que o diretor chama Julian e seus pais para uma conversa.

A mãe de Julian é o tipo de pessoa que me deixa enojada. Ao invés de conversar com Julian ou colocá-lo de castigo pelo que ele faz com Auggie, ela procura desculpas para justificar os atos do garoto e sempre dá um jeito de colocar a culpa em outra pessoa. E o pior de tudo é saber que esse tipo de pessoa é muito fácil de achar fora do mundo literário...

Mas, Julian não é um menino malvado. Esse livro é dividido em duas partes: Antes e depois. O Antes abrange tudo que citei acima. Já o depois é tipo, a redenção de Julian. O garoto ouve uma história de alguém muito próximo a ele, e os acontecimentos narrados o fazem refletir sobre tudo que ele fez com Auggie.

Julian amadurece um pouco ao longo da narrativa e aprende com seus erros. Ainda tenho uma raivazinha dele, mas acho que um dia passa. A autora trabalhou bem o personagem e nos contou seu ponto de vista pelo olhos de uma criança. Com toda a inocência de alguém que está aprendendo a viver. 

Indico a todos que leram Extraordinário e se apaixonaram.

You Might Also Like

0 comentários