[Resenha] Um ano inesquecível - Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças

12:44

Nome: Um ano inesquecível
Autor (a): Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Nº de páginas: 400

Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar.

Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!







Confesso que essa capa não me agradou muito. Esse foi um dos livros que mais aguardei e por se tratar de quatro autoras incríveis, achei a arte da capa bem fraquinha. Mas, as histórias me surpreenderam bastante.

O primeiro conto é o da Paula Pimenta, e se passa no inverno. Enquanto a neve cair conta a história de Mabel, uma adolescente normal do ensino médio que se irrita com seus pais por não deixarem que ela vá para o sítio de uma das amigas nas férias. Os pais dela planejaram uma viagem ao Chile em família, mas tudo o que Mabel quer é ir para o sítio com suas amigas.

A história tem como cenário o Chile e se desenvolve com Mabel descobrindo que o garoto por quem ela era perdidamente apaixonada nunca gostou dela (O que era bem óbvio para todos menos para a mesma). Como estamos falando de Paula Pimenta, sua narrativa incrível e desenvolvimento dos personagens está impecável e incrível. A história foi bem desenvolvida e os personagens são tão apaixonantes quanto Leo e Fani ou Priscila e Rodrigo.

O segundo conto é o da Babi Dewet, e se passa no outono. O som dos sentimentos conta a história da Anna Julia, ela está começando um estágio na empresa de um amigo de seu pai. De acordo com ele, se ela quiser ser uma boa advogada, esse estágio abrirá muitas portas futuramente, e esse amigo foi muito gentil em ceder seu tempo para ensiná-la o que sabe. A história também é narrada por João Paulo, um artista de rua que toca na Paulista para arrecadar dinheiro para ajudar uma senhora que cuida de animais abandonados.

O conto todo se passa nas idas e vindas da Paulista. Onde Anna Julia vê João Paulo tocando e cantando todos os dias no caminho para seu estágio. A Babi conseguiu desenvolver uma história linda sobre tomar decisões, primeiro amor e como sair da rotina pode nos trazer lembranças inesquecíveis. Esse foi o meu conto favorito e meu primeiro contato com o trabalho da autora, não preciso nem dizer que estou louca para ler as outras obras dela, não é?!

O terceiro conto é o da Bruna Vieira, e se passa na primavera. A matemática das flores conta a história de Jasmine, uma garota com personalidade forte e bem divertida. A Jasmine está no último semestre do terceiro ano e prestes a reprovar em matemática. Até que, em uma reunião com o professor e a diretora, sua mãe decide colocá-la para ter aulas de reforço. Alguns imprevistos impedem que seu próprio professor lhe dê as aulas, e é então que ela conhece Davi.

O conto todo se passa entre as aulas de reforço, a escola e alguns problemas que surgem naa vida de Jasmine nesse período decisivo de sua vida. A Bruna conseguiu desenvolver bem a história e os personagens são bem cativantes, as reviravoltas deram um toque a mais. E adorei o fato que ela fugiu do clichê e apresentou ao leitor uma personagem com cabelos cacheados e volumosos – Vocês já repararam que quase não vemos essa descrição em personagens de livros?

O quarto e último conto é o da Thalita Rebouças, e se passa no verão. Amor de carnaval conta a histórias de Inha, que junto com suas duas melhores amigas, Tati e Kaká vão arrancar inúmeras risadas do leitor. Com aquele típico jeitinho de narrar, Thalita nos apresenta um amor de carnaval cheio de altos e baixos. O romance de Inha e Guima dava um bom roteiro de filme.

O conto de passa no verão do Rio de Janeiro. O romance dos personagens principais tem inicio em um camarote, com os desfiles das escolas de samba como cenário. Inha é uma típica garota romântica, acredita em finais felizes e sonha com aquela cena de aeroporto dos romances das telonas. E Guima, com seu jeitinho atrapalhado com as palavras e olhos verdes, acaba conquistando rapidinho seu coração. Porém, uma notícia bombástica em um site de fofoca sobre celebridades acaba afastando os pombinhos. E só vocês lendo para saber como termina.


A diagramação do livros está incrível e os contos estão muito fofinhos e encantadores. Mais uma vez, cito que a capa não me agradou, esse projeto traz escritoras de peso, e a arte podia ter sido mais elaborada. Porém, o que importa são as história, não?! E essas sim, são apaixonantes! Indico a todos que estão buscando uma leitura inesquecível. 

You Might Also Like

0 comentários