[Resenha] A gruta gorgonea, Desventuras em série #11 - Lemony Snicket

11:08

Nome: A gruta gorgônea
Autor (a): Lemony Snicket
Nº de páginas: 288
Série: Desventuras em série #11

O novo volume que dá seqüência à crônica da trágica e desgostosa vida dos irmãos Baudelaire está, como sempre, repleto de infortúnios. Aqueles que ignorarem a advertência de Lemony Snicket - que diz: "Como autor dedicado que jurou registrar a deprimente história dos Baudelaire, preciso continuar me aprofundando profundamente nas profundezas cavernosas das vidas dos órfãos. Mas você pode se aprofundar na leitura de um livro mais alegre e evitar que seus olhos e seu humor se afoguem" - encontrarão Violet, Klaus e Sunny em um tobogã, descendo as águas cinzentas do Arroio Enamorado. A situação não é das melhores: depois de resgatar Sunny das garras do Conde Olaf, os Baudelaire se vêem separados do amigo Quigley, numa jornada rumo ao pé das Montanhas de Mão-Morta.A viagem só não é mais desagradável graças à aparição do submarino Queequeg, que resgata os três das águas violentas do Arroio. Capitaneado pelo excêntrico Andarré, o minúsculo Submarino Q e sua Tripulação de Dois ainda abriga Fiona, enteada do capitão, e Phil, que já havia ajudado os Baudelaire no infeliz episódio da Serraria Alto-Astral. Em busca de um misterioso açucareiro, os seis chegam à Gruta Gorgônea, onde cogumelos venenosos e a aparição de um certo conde podem precipitar desenlaces ainda mais tristes na vida da trinca desafortunada.

Após dez livros, era de se esperar que as coisas começassem a melhorar para os Baudelaire, certo? Mas, não. Ao que parece eles ainda estão longe de ter um pouco de paz em suas vidas. 

No décimo primeiro livro, os órfãos estão ensopados e a deriva, depois de conseguirem escapar mais uma vez das garras do Conde Olaf. E mais uma vez, a esperança surge em meio ao nada, quando um submarino os resgata.

Ao entrarem no submarino, os órfãos conhecem a tripulação de 3. O capitão Andarré, um amigo antigo de seus pais. Fiona, que é enteada do capitão. E o cozinheiro, que para a surpresa dos jovens, é Phil. O otimista trabalhador que conheceram na Serraria Alto-Astral.

Depois de secos, e usando o uniforme do submarino. Klaus, Violet e Sunny, descobrem que o capitão e sua tripulação estão em uma missão. Encontrar um açucareiro que foi jogado pela janela de C.S.C. enquanto a mesma estava em chamas. De acordo com o Capitão, esse açucareiro contém algo importante, e deve ser encontrado antes que caia nas mãos de vilões, como o Conde Olaf.

Cada um dos Baudelaire recebe uma tarefa. Violet é incumbida de concertar o telégrafo, Klaus fica responsável por descobrir onde o açucareiro pode estar usando as cartas marítimas e Sunny vai ajudar Phil na cozinha.

Eis que Klaus descobre uma possível localização. De acordo com suas leituras, ele deduz que a correnteza levou o açucareiro para um local marcado no mapa como G.G. Mas, ao se aproximar do local, descobrem que o submarino é grande demais para a passagem estreita a sua frente, e os Baudelaire e Fiona, vestidos com seus trajes de mergulho, saem do submarino para se aventurar na gruta gorgônea.

A partir desse ponto, mais uma vez, o autor nos dá mais pistas sobre C.S.C. Também descobrimos que Lemony Snicket (Sim, o nosso narrador) faz parte da trama que vem se desenrolando nos últimos dez livros. Ao que parece, o açucareiro contém provas que podem incriminar o Conde Olaf e ao mesmo tempo limpar o nome do nosso narrador. Ficou curioso? Eu estou roendo as unhas de curiosidade até agora!

Nesse livro, a diferença nos personagens é notável. Eles não são mais as crianças tristes e desafortunadas que conhecemos em Mau começo. Aqui, vemos crianças fortes, mas com aquele tipo de força típica de passou por maus bocados. 

Também adorei a ideia do autor de colocar o narrador como personagem da trama. Ao que parece, Lemony Snicket é alguém importante. Mas, infelizmente, não temos pistas de quem ele seja, ou o motivo de ser relevante nessa história.

Indico a todos que leram os dez primeiros livros. Pois agora a coisa está ficando cada vez mais empolgante! O que será que vai acontecer com Violet, Klaus e Sunny Baudelaire?

You Might Also Like

0 comentários