[Resenha] Austenlândia - Shannon Hale

15:43

Nome: Austenlândia 
Autor (a): Shannon Hale
Nº de páginas: 240

Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD.


Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros. 



Quem não ama Orgulho e Preconceito? Quem não suspira com o Mr. Darcy até mesmo quando ele é um poço de grosseria? E para finalizar, quem não gostaria de viver dentro de um dos livros da autora? É exatamente isso que Hale nos proporciona. Como seria se uma reles mortal do século XXI entrasse em contato com o universo apresentado por Austen.

Jane Hayes tem 33 anos, um bom emprego, é inteligente, bonita e mora em NY. Seu único, digamos, "defeito", é ser louca pelos livros de Jane Austen, mais precisamente Mr. Darcy. Ela é obcecada pelo livro, pelo filme e por tudo que envolva o personagem. Todos os namorados que Jane teve acabaram não sendo cavalheiros (Acabaram não sendo Darcy para dizer a verdade), em resumo? ela sempre se decepciona com os homens com quem se relaciona por esperar que eles ajam como personagens criados por Austen. Então, além das características acima, acrescente "carente" a lista.

Sua vida pacata e sem fortes emoções sofre uma reviravolta quando sua tia-avó, que ela mal conhecia, morre e em seu testamento deixa uma herança bem inusitada: Jane passará um tempo em Austenlândia.

O lugar em si é incrível, uma replica perfeita da sociedade do século XIX, e todos os convidados (pagantes) tem a oportunidade de vivenciar uma imersão completa no universo criado por Austen. Com final feliz e tudo.

Em meio a espartilhos, conversas formais, passeios a cavalo e tudo que o local oferece, Jane começa a se redescobrir e encontrar seu caminho. A autora nos faz mergulhar em um mundo diferente e o leitor acompanha o caminho trilhado por Jane para encontrar seu rumo na vida.

Os personagens secundários também são incríveis, cada um com seu charme próprio, eles vão nos conquistando aos poucos e no final, fica até uma saudadezinha das travessuras, diálogos e momentos engraçados que presenciamos.

Se você está procurando uma leitura leve ou um passatempo, esse livro é perfeito. A narrativa é bem leve e a história? Um amorzinho. Mas não espere nenhuma reviravolta chocante ou uma história impactante, esse livro tem seu charme discreto, mas não o achei tão marcante quanto outros que já li do gênero.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Esse livro me mostrou que não sou tão obcecada pelo Darcy. Tem alguém pior... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Adoro os momentos da Jane em Austenlândia
    Vc já viu o filme? Não é muito parecido com o livro mas também achei um amorzinho <3

    ResponderExcluir
  3. A história parece ser boa.
    Não conhecia esse livro, vou colocar na minha meta desse ano.

    ResponderExcluir