[Resenha] Shift - Em Bailey

14:42

Nome: Shift
Autor (a): Em Bailey
Nº de páginas: 292

Olive Corbett não é louca.
Ela já foi bonita, divertida e a melhor amiga de Katie, a garota mais popular da escola. Agora, Olive não se reconhece mais… Depois do “incidente”, o que ela mais quer é ficar sozinha e evitar problemas. 

E tudo vai bem até a chegada da estranha e misteriosa Miranda Vaile. Olive sabe que o mais sensato a fazer é se afastar de Miranda e de seu passado assustador. Mas ela não consegue… Miranda está manipulando Katie, o que inclui roubar as roupas, o namorado e a identidade dela. Além de drenar toda sua vitalidade, como um parasita… E ninguém, nem mesmo Katie, percebe isso. Será que, mais uma vez, Olive está perdendo o controle sobre a realidade? Ou Miranda está realmente "sugando" a vida de Katie, transformando-a em uma sombra? Quem ou o que Miranda realmente é? 
Há algo muito perigoso no ar e, para descobrir o que é, Olive tem que ir realmente fundo nessa história. Mas como fazer isso se ela mesma é uma vítima? Como proteger quem ela ama?




Sabe aquele tipo de livro que te deixa curioso e prende a sua atenção nas primeiras páginas? Shift foi esse tipo de livro. Quando eu li o primeiro capítulo (antes de ter o livro) eu terminei de ler e fiquei "Eu preciso ler esse livro". A história já começa com um suspense que com certeza vai deixar os leitores curiosos para saber como é o desenrolar dessa história. E acreditem, tem muitas reviravoltas e surpresas nessas quase 300 páginas.

Olive Corbett já foi uma das garotas mais populares do colégio. Era bonita e todos sabiam quem ela era, queriam agradá-la. E ela se aproveitou inúmeras vezes das pessoas. Sua vida era superficial e ela adorava a atenção que recebia. Mas isso foi antes do "incidente". Agora Olive é uma garota isolada. Não fala com ninguém do seu antigo círculo de amigos e tem como companhia sua única e melhor amiga, Ami.

Ela ia vivendo um dia de cada vez até o momento em que Miranda Vaile se mudou para sua cidade e começou a estudar em sua escola. Antes de Miranda chegar a escola um boato se espalha sobre a garota, mas quando ela de fato coloca os pés no colégio novo passa quase completamente despercebida. Quase. Pois Olive nota algo de peculiar na garota e após algumas pesquisas na internet - com a ajuda de Ami - cria uma teoria sobre a garota misteriosa.

Miranda se aproxima aos poucos da aluna mais popular, Katie (que é ex melhor amiga de Olive) e então coisas estranhas começam a acontecer. Mas parece que apenas Olive e Ami conseguem enxergar isso. Quanto mais popular, bonita e atraente Miranda fica, mais fraca, magra e "estranha" Katie parece ficar. Mas será que algo realmente sinistro e perigoso está acontecendo? Ou é apenas a mente de Olive pregando peças nela?

Confesso que sou suspeita para falar desse livro de uma forma mais crítica, pois desde as primeiras páginas eu me apaixonei completamente pelos personagens, pela narrativa e pelo enredo. A autora consegue prender o leitor em uma teia de teorias e suposições que vão se desenrolando aos poucos e cada coisa que é descoberta outro mistério surge.

O livro é realmente incrível, arrisco dizer que já é um dos meus queridinhos de 2017 e só outra história muito, mas muito envolvente mesmo para ultrapassar esse livro na minha lista de favoritos do ano.

As reviravoltas acontecem nos momentos certos e o mistério do livro vai se desenvolvendo devagar, de uma forma tão sutil que quando o leitor chegar no fim do capítulo quatro já vai estar pensando em inúmeros finais, teorias e o que vai acontecer com os personagens.

Quando ao final confesso que quase fiquei decepcionada. Nas últimas páginas o livro estava caminhando para um final clichê que tiraria toda a magia do mistério imposto nas mais de duzentas páginas, mas o último parágrafo (literalmente o último parágrafo) conseguiu dar uma volta por cima e deixar uma janela aberta para a imaginação do leitor correr solta; e eu adorei isso.

Se você está procurando uma leitura com mistério, reviravoltas e momentos que vão te fazer refletir um pouco, esse livro é perfeito. Agora se você está com uma ressaca literária, te aconselho a ler algo mais leve e divertido antes de mergulhar em Shift.

You Might Also Like

0 comentários