[Resenha] O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams

15:22

Nome: O guia do mochileiro das galáxias
Autor (a): Douglas Adams
Nº de páginas: 208
Série: O guia do mochileiro das galáxias #1

Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.
Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.



Esse foi o primeiro livro de ficção científica que eu li na minha vida. E do começo ao fim tentei me lembrar do motivo de não ter lido ele antes. Sabe aquele livro que faz você se apaixonar nas primeiras palavras? Foi assim comigo e O guia do mochileiro das galáxias. O livro é bem humorado, fala de viagem ao espaço e tem alienígenas (#AmorEternoAosAliens)

O livro começa aqui na Terra, com Arthur Dent tentando impedir que sua casa seja demolida para a construção de um desvio. Depois de muita confusão, Arthur não perde apenas sua casa, como também o seu planeta (que por ironia, foi destruído para a construção de uma via expressa). Arthur e seu amigo, Ford (que é um alien que estava na Terra fazendo pesquisas para o Guia do mochileiro das Galáxias), sobrevivem a destruição por que estão abordo de uma nave Vogon, a mesma nave que destruiu a Terra.


Muita coisa acontece enquanto eles estão na nave Vogon, e de alguma forma (que se eu contasse seria um spoiler..) eles vão parar na nave Coração de ouro, que foi roubada por Zaphod Bleeblebrox, um alienígena de duas cabeças e três braços que é presidente da galáxia e primo de Ford. Abordo da nave também estão Trillian, uma terráquea, assim como Arthur Dent, e Marvin, um robô depressivo.


O guia do mochileiro das galáxias é o tipo de livro que você só entende se você parar e ler com atenção. Pois ao longo do livro muitas coisas acontecem e a transição entre elas é muitas vezes rápida - uma hora você está com um personagem, em um planeta, e no momento seguinte está com outro personagem do outro lado da galáxia.


O livro em si é simplesmente incrível. Li a série inteira em uma semana e estou completamente apaixonada. O autor tem uma forma única de narrar e é quase impossível o leitor não se ver preso na teia de acontecimentos. Os diálogos engraçados e as viagens pelo universo deixam tudo ainda mais incrível.


Se você está procurando uma aventura de tirar o fôlego, porém rápida, essa é a escolha perfeita.

You Might Also Like

0 comentários