[Resenha] Em águas sombrias - Paula Hawkins

12:03

Nome: Em águas sombrias
Autor (a): Paula Hawkins
Nº de páginas: 364

Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás.
Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos…
Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.



Esse foi o primeiro livro da autora que eu li e confesso que estou apaixonada pela forma como ela escreve. Vocês sabem que eu amo livros que são narrados por mais de um personagem, pois isso dá ao leitor uma visão mais ampla do que está acontecendo e Hawkins sabe muito bem como usar essa forma de narrativa. O livro prende a atenção do leitor das primeiras páginas até a última linha. Você vai ficar sem fôlego e será quase impossível largar o livro antes do final.

Em águas sombrias é o tipo de livro brutalmente real que faz com o que o leitor fica completamente atordoado no fim da leitura. O enredo é carregado de uma realidade que muitos tentam esconder fingindo ter vidas perfeitas ou apenas se enganando todos os dias quando abrem os olhos de manhã. Não estou acostumada a ler livros desse gênero mas no momento em que me vi envolvida na trama complexa já aceitei que minha estante vai ganhar muitos e muitos livros do gênero daqui pra frente.

Jules nunca imaginou que voltaria a cidade em que passou os cruéis anos de sua infância e adolescência. Ela passou muitos anos fugindo do seu passado, porém, ao receber a notícia da morte abrupta de sua irmã, ela se vê obrigada a voltar a sua cidade natal e encarar o fardo que vem carregando secretamente.

Sua irmã, Nel, era apaixonada e fascinada pelo Poço dos Afogamentos, local escolhido pela mesma para cometer suicídio. Jules também tem que lidar com sua sobrinha, Lena, que está se sentindo traída e abandonada pela mãe. E, claro, todas as dúvidas e perguntas que surgem quando algum familiar decide cometer suicídio.

O que mais chama a atenção tanto dos personagens quanto do próprio leitor, é que Nel não é a primeira mulher a morrer naquele poço. O local é conhecido como Poço dos Afogamentos por uma razão...

Muitas mulheres antes de Nel já haviam morrido naquele lugar, e muitas lendas também o envolvem e aumentam todo o mistério que paira sobre aquelas águas. Muitos dizem que é para lá que as mulheres vão para acabarem com as próprias vidas, mas Nel se referia ao Poço dos Afogamentos de uma forma diferente. Ela dizia que lá era o lugar usado para se livrar das mulheres encrenqueiras.

Em águas sombrias é um livro narrado em pequenos capítulos e cada um deles é narrado pelo ponto de vista de um personagem diferente. O enredo prende a atenção e a narrativa individual de cada personagem faz com que o leitor fique cada vez mais curioso quanto ao que realmente acontece em Beckford. A autora tem uma forma única de escrever e tudo nesse livro é simplesmente impecável. Não tenho nada além de elogios acerca desse livro.

Indico a todos que estão buscando uma leitura intensa e cheia de mistérios.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Boa tarde, tudo bem?
    Estou começando meu blog e queria a sua ajuda. Me segue lá!
    Seu blog é perfeito, amei!
    beijos.

    ResponderExcluir