[Resenha] Extraordinário - R. J. Palacio

07:37

Nome: Extraordinário
Autor (a): R J Palacio
Nº de páginas: 320


August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor. 




Sabe aquele tipo de livro que termina e você fica completamente sem chão? Extraordinário é esse livro. Depois que você lê a história do Auggie você se transforma em outra pessoa. Uma pessoa melhor. E se isso não acontecer, tem uma coisa errada, amiguinho...

Aggie é uma criança que mesmo sendo mais maduro que qualquer outro de sua idade, só quer ser um garoto normal. E esse desejo de ser normal vem do fato de que ele nunca se sentiu como uma criança normal, pois ao nascer foi diagnosticado com uma doença genética que deformava seu rosto e mesmo após várias cirurgias e inúmeras indas e vindas ao hospital ele nunca conseguiu conviver com as crianças da sua idade.

Mas a vida de Auggie muda quando seus pais decidem que talvez seja a hora de colocá-lo na escola. E desde o começo ele sabe que esse será o seu maior desafio. E assim que chega no colégio pela primeira vez as coisas são bem mais difíceis do que ele esperava. Auggie tem que conviver com piadas cruéis, olhares desagradáveis e sussurros constantes. Isso sem contar outras coisas horríveis que alguns pais de alunos também fazem (e que me deixaram com muita raiva, pois eles são adultos e não tinha desculpa para o que estavam fazendo...)

Mas a chegada de Auggie nesse colégio o transforma completamente, pois o garoto meio sem querer acaba criando um manisfesto a favor do amor ao próximo, da gentileza e da igualdade, isso tudo sem contar a forma como ele toca cada pessoa que o cerca de uma forma única.

Eu simplesmente não sei se consigo finalizar essa resenha sem fazer chover elogios a obra. O livro é encantador, comovente e muito bem escrito. A autora soube narrar o ponto de vista do Auggie de uma forma real e crua, nós entramos na cabeça de um garoto diferente e extraordinário; ele é muito inteligente e tem consciência do que acontece ao seu redor, e mesmo nos momentos difíceis consegue enxergar algo de positivo e ser ainda mais incrível do ele já é.

Indico Extraordinário a todos que estão buscando uma leitura reflexiva, comovente e com um dos personagens mais encantadores do mundo literário. Mas já deixo aqui o aviso de que esse livro vai te deixar com uma ressaca literária...

You Might Also Like

0 comentários