[Resenha] Alma?, Série O Protetorado da Sombrinha #1 - Gail Carriger

06:48

Nome: Alma?
Autor (a): Gail Carriger
Nº de páginas: 308
Série: Protetorado da Sombrinha #1
Gênero: Literatura Estrangeira / Fantasia / Romance / Steampunk

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.





Eu estava com minhas expectativas lá em cima quando comecei a ler esse livro. Principalmente por estar morrendo de curiosidade para conhecer o gênero Steampunk. E, sério, que livro incrível é esse? De quando chegou aqui em casa, até hoje, quando estou escrevendo esse resenha eu já o li três vezes. Pois é simplesmente fascinante.A autora escreve de uma forma que prende a atenção do leitor nas primeiras linhas, e mal posso esperar para ler a continuação.

Alexia tem descendência italiana, por entanto preenche todos os pré-requisitos para estar "fora de moda" na sociedade londrina do século XIX. Ela já possui idade suficiente para ser considerada "solteirona" - Crianças que estão lendo essa resenha, eu, com meus 21 anos, já seria considerada solteirona naquela época... - Alexia também tem uma língua afiada e é do tipo que não leva desaforo pra casa, o que nem preciso falar que naquela época era motivo de olhares feios. Fisicamente falando Alexia também não se encaixa na sociedade, já que possui um nariz, digamos, avantajado, cabelos escuros e cheios e pele morena. Apesar disso, lhe falta o principal, uma alma, mas isso é algo que ela compensa com facilidade com seu forte senso crítico e seu intelecto altíssimo.

Como Alexia não possui alma, ela caminha entre os mundos dos naturais e dos sobrenaturais, e como é uma dama inglesa, não costuma usufruir de sua condição; pelo menos até o momento em que é atacada por um vampiro na hora do chá. Como se já não fosse ruim perder sua deliciosa refeição, Alexia acaba em maus lençóis ao ser encontrada por Lorde Maccon - Representante do departamento de assuntos sobrenaturais - e uma pequena plateia ao lado do corpo do vampiro morto.

Enquanto o ataque está sendo investigado pelo departamento outros sobrenaturais começam a desaparecer e mais uma vez a presença de Alexia é notada. E como tem mania de colocar o nariz onde não é chamada Alexia acaba embarcando em uma aventura que não coloca apenas sua vida em jogo, mas também o seu coração.

A autora conseguiu mesclar a aventura com o romance e ainda nos apresentar um mundo antigo e sombrio cheio de seres sobrenaturais de uma forma diferente e intensa. Alma? possui elementos de época que os fãs de Jane Austen vão amar, mas o lado sombrio e sobrenatural cheio de regras de convívio entre naturais e sobrenaturais vai conquistar o coração de todo leitor que se entregar a esse livro.

Acontece tanta coisa em tão poucas páginas - sim, considero 300 um número pequeno de páginas - que quando o livro acabou eu comecei a ler de novo para tentar entender como a autora conseguiu reunir tanta informação e construir uma história tão incrível sem precisar de umas duzentas páginas a mais. E depois li de novo simplesmente por estar apaixonada pela história.

Eu poderia falar um pouco mais da história para vocês, para quero que se surpreendam como cada pequeno detalhe como eu me surpreendi a cada página. Acho pouco provável que vocês se decepcionem com essa leitura, sério. E se você leu e não gostou, começa a ler de novo que você deve ter lido errado.

Indico a todos que estão procurando uma leitura intensa, instigante e completamente apaixonante. 

You Might Also Like

0 comentários