[Resenha] O fundo é apenas o começo - Neal Shusterman

07:07

Nome: O fundo é apenas o começo
Autor (a): Neil Shusterman
Nº de páginas: 272
Gênero: Literatura Estrangeira / Ficção / Jovem Adulto

SINOPSE: Uma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental..
CADEN BOSCH está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas..
CADEN BOSCH é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho.
CADEN BOSCH é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos.
CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos.
CADEN BOSCH está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar.
CADEN BOSCH está dilacerado.
Cativante e poderoso, O Fundo é Apenas o Começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.


Sabe aquele tipo de livro que te ganha nas primeiras páginas? E sabe quando um livro é tão complexo e instigante que é impossível largar, mesmo quando você deveria estar fazendo outras coisas mais importantes? É assim que posso resumir a leitura de O fundo é apenas o começo.

Entrar na mente de Caden foi uma das coisas mais extraordinárias que já fiz. Por um lado temos o mundo em que Caden vai a escola, joga RPG com seus amigos, faz suas refeições com sua família e tem uma vida relativamente normal. Por outro lado temos um mundo em que Caden está à bordo de um navio, rodeado de pessoas e acontecimentos estranhos. E esses dois mundos se misturam com muita frequência.

Logo no início a história parece ser um pouco confusa e sem nexo. Em alguns capítulos acompanhamos Caden na escola ou conversando com seu pai e logo em seguida estamos no navio, tentando entender tudo que está acontecendo ao redor do garoto. 

Todos os mais de cem capítulos se misturam e se completam de uma forma fascinante. O leitor entra na mente de Caden e aos poucos começa a entender o que realmente está acontecendo. E assim como a mente humana, nos primeiros instantes tudo parece uma bagunça sem início nem fim, mas a medida que as páginas vão passando nós começamos a distinguir o que é real do que está apenas na mente de Caden.

Eu adoraria entrar em mais detalhes e comentar com vocês como foi todo o processo de entendimento desse livro. E acredite, eu demorei um pouco para mergulhar de cabeça e desatar fio a fio cada pensamento e acontecimento. E a cada coisa que eu descobria era uma comemoração diferente.

A verdade é que esse é o tipo de livro que não existe uma forma correta de se explicar. É o tipo de livro que só lendo para entender. O autor conseguiu me prender de uma forma que nunca tinha acontecido - e para quem lê uma média de cem livros por ano, isso é um feito incrível.

Aos poucos fui entendendo quem é Caden e como funciona sua mente. E mergulhar nesse mar obscuro e assustador foi fascinante e mexeu bastante comigo. Nunca senti uma ressaca literária no nível que estou sentindo nesse exato momento.

As ilustrações também tiveram seu momento de estrela, pois a cada trecho que livro que fazia referência a uma ilustração, eu passava minutos tentando enxergar aquele desenho pelos olhos do Caden. O fundo é apenas o começo pode facilmente ser descrito como uma obra prima literária. E se você ainda não leu, não sabe o que está perdendo.

You Might Also Like

0 comentários